Imprensa

Professores da Bahia participam do 5º Fórum Anual de Docentes Estácio
Cerca de 620 professores, de todas as regiões do Brasil, estarão presentes no evento, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro
 
Nove professores da Bahia participarão do 5º Fórum Anual de Docentes Estácio, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro. Com o tema “Educação na Sociedade do Conhecimento”, o evento tem como objetivo reunir os professores do grupo Estácio com melhor avaliação, para troca de experiências, apresentação de palestras e reconhecimento de projetos inovadores.
 
Cerca de 620 professores, de todas as regiões do Brasil, estarão presentes no fórum. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores do VI Concurso de Produção Científica da Estácio. Os melhores trabalhos serão apresentados durante o evento. 
 
O professor do curso de Sistema de Informação, Edmilson Romão, é um dos representantes da Bahia. “Acredito que será uma ótima experiência. Uma oportunidade para trocar conhecimentos e refletir sobre as práticas pedagógicas”, afirma ele, que há oito anos leciona na Estácio FIB. 
 
Ele desenvolveu um projeto, juntamente com outros dois professores e sete alunos de iniciação científica, chamado “Lixo Eletrônico”, que consiste em coleta e recuperação de material eletrônico (teclados, monitores, CPUs etc.). Após realizar a recuperação dos materiais e montar novos computadores com as peças recicladas, a equipe doa os equipamentos a instituições beneficentes. 
 
Além de Edmilson Romão, os docentes baianos que tiveram projetos selecionados foram: Alana Lopes (Gestão de Recursos Humanos); Carlos Palma (Sistemas de Informação); Christman Miranda (Curso Superior Tecnológico em Logística); Claudio Meron Neves (Serviço Social, Psicologia e Curso Tecnológico em Recursos Humanos); Fábio Sanches (Farmácia); Gabriela Oliveira Sena (Enfermagem); Eliana Lima Barreiro (Gestão de Recursos Humanos) e Ivana Maria (Direito).
 
Programação 
 
Os debates terão início com a palestra do presidente da Estácio, Rogério Melzi, e do diretor executivo de Gente & Gestão, Miguel de Paula. Na sequência, o convidado Ronaldo Mota ministrará a palestra “Educando para Inovação na Sociedade do Conhecimento”. Professor Visitante no Instituto de Educação da Universidade de Londres e professor aposentado de Física da Universidade Federal de Santa Maria, Ronaldo é Pós-Doutor na University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA. Em seguida, a Diretora Executiva de Ensino da Estácio, profa. Dra. Paula Caleffi, vai detalhar o Modelo de Ensino da instituição.
 
Na programação, há ainda a palestra da convidada Gisela Wajskop, Diretora Geral Acadêmica do Instituto Superior de Educação de São Paulo (iS-Singularidades) e doutora em Metodologia de Ensino e Educação Comparada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.