Imprensa

Baiano de Velocidade na Terra começa a temporada 2014 em Castro Alves
A prova acontece no domingo (15), no Circuito de Automobilismo São Luiz. Cerca de 20 pilotos são esperados para a competição

Para alegria dos amantes do automobilismo, começa nos dias 14 e 15 de junho, o Campeonato Baiano de Velocidade na Terra, que pela primeira vez será na cidade de Castro Alves, há 194 km da capital. A prova que abre a temporada 2014 será realizada no Circuito de Automobilismo São Luiz, no Parque que leva o mesmo nome. Como a classificação é livre, trata-se de um bom programa de domingo para toda a família. Cerca de 20 pilotos são esperados para a competição.

O Campeonato Baiano de Velocidade na Terra 2014 será disputado em seis etapas, com duas baterias cada, e terá a volta de pilotos consagrados do automobilismo baiano, como Lisandro Cardoso (tetracampeão baiano), Kleber Galvão, Otton Tito, entre outros. O que deve elevar ainda mais o nível técnico das disputas.

Segundo o presidente do Clube de Automobilismo da Bahia (CAB), Aureliano Campos, o Lelo Bala, a competição foi muito bem recebida pela cidade e já é cogitada a realização de mais uma etapa em Castro Alves. “As pessoas aqui nos receberam muito bem e a expectativa é que haja um grande público prestigiando a etapa. Isso nos deixa felizes e com vontade de voltar”

A prefeitura cedeu as máquinas para adequação da pista e também está otimista quanto a realização da prova. “Nós esperamos divulgar a cidade e quem sabe colocá-la no roteiro de novas provas desta dimensão. Além disso, a competição deve movimentar o comércio local, com elevação da taxa de ocupação das pousadas”, conta o prefeito Clóvis Rocha.

O piloto Leri Ricardo, tricampeão baiano, representará Castro Alves na competição. Ele mora em Salvador, mas correrá pela cidade onde residem seus familiares. A adrenalina começa ainda no sábado (14), às 14h, com os treinos livres. No domingo (15), às 8h, começa o warm up. As tomadas de tempo começam às 9h, e a primeira bateria larga às 10h.

A prova

A prova será realizada em duas baterias - num total de quatro - já que os pilotos serão distribuídos em duas categorias: a Turismo (Gol, Voyage e Passat, com motor AP 1600cc) e a Speed (Fusca com motor de AP 2000cc). Cada piloto corre duas baterias e o vencedor será aquele que somar mais pontos.

Serão premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria, e a melhor equipe da temporada. Segundo o presidente do CAB, o Campeonato por Equipes é uma espécie de reconhecimento aos mecânicos e demais integrantes da equipe, que fazem a diferença fora da pista e oferecem todo o suporte aos pilotos.

O Circuito de Automobilismo São Luiz conta com uma organizada infra-estrutura, com praça de alimentação, banheiros e espaço para cerca de oito mil pessoas, com visão total da pista. A pista possui 1.600 metros de extensão e 12 metros de largura, permitindo que os carros alcancem uma velocidade de 160 quilômetros.

A primeira etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra é uma realização da CAB – Clube de Automobilismo da Bahia, supervisionado pela FAB - Federação de Automobilismo da Bahia e pela CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A e Governo do Estado da Bahia, através do FazAtleta, e apoio da Prefeitura Municipal de Castro Alves, Secretaria Municipal de Obra e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

SERVIÇO

Evento: Primeira Etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra
Prova: 15 de junho
Largada: Às 10 h, Circuito de Automobilismo São Luiz, em Castro Alves.
Categorias: SPEED (S), Fusca com motor de AP 2000cc; TURISMO (T), Gol, Voyage e Passat, com motor AP 1600cc;