Imprensa

Segunda Etapa do Baiano de Kart acontece neste domingo
Com entrada franca e a participação de aproximadamente 40 pilotos, a prova ocorre no Kartódromo Ayrton Senna neste domingo (02), às 10h
 
Os amantes do automobilismo na Bahia estão em estado de êxtase. Depois do GP Bahia de Stock Car, que aconteceu mais cedo este ano, o público já tem a certeza de que o fim de semana será de espetáculo, faça chuva ou faça sol. É que o templo do kartismo no Estado, o Kartódromo Ayrton Senna, recebe no próximo domingo (02), às 10h, a Segunda Etapa do Campeonato Baiano, que marcará a volta da categoria Super Kart 125cc, a mais veloz da competição.
 
A chuva, caso aconteça, não deve estragar a festa, ao contrário, vai deixar as disputas ainda mais acirradas. “Quem já acompanhou uma prova de Kart na chuva sabe que, assim como na Formula 1, o espetáculo está garantido do início ao fim, deixando as ultrapassagens mais intensas. Qualquer erro pode custar o pódio”, ressalta o piloto e diretor financeiro Associação Baiana de Karts (ABK), Euvaldo Luz.
 
Para os organizadores, a prova promete ser emocionante e o grande vencedor do final de semana será o público, que irá assistir da arquibancada, à beira mar, a mais uma festa do kartismo. O Campeonato Baiano de Kart tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia e do Governo do Estado da Bahia, através do FazAtleta. 
 
O nível dos pilotos está tão bom este ano que tem atraído à atenção dos pilotos de Aracaju. Na última etapa, dois pilotos do estado vizinho foram conferir de perto as disputas baianas. “Eles gostaram muito da prova e estão tentando viabilizar a participação de alguns kartistas sergipanos já no próximo final de semana. O que só iria abrilhantar ainda mais o Campeonato”, afirma Euvaldo Luz.
 
A Prova
 
A expectativa da direção de prova é que cerca de 40 pilotos participem da competição, que na etapa anterior foi marcada pelo alto nível técnico dos pilotos no grid. “As disputas foram intensas na primeira etapa e o público pode assistir a disputas eletrizantes, do início ao fim de cada bateria”, comenta Selma Morais, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia. 
 
Outro elemento que deve apimentar o grid é a volta da Categoria Super Karts 125, que possui motores dois tempos e é a mais veloz do Baiano, dela participam pilotos com idade a partir de 13 anos e a bateria valerá pontuação para a primeira e segunda etapas.
 
Além dela, participaram da prova as categorias: Cadete, para pilotos de 6 a 11 anos; Sport 400 B, para novatos ou com pouca experiência a partir de 13 anos; Sport 400, para pilotos promovidos da B ou veteranos, é a que possui maior volume de competidores no grid, as duas últimas com motor Honda refrigerado a ar.
 
A Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), ressalta que a entrada para o evento é franca e espera que o público compareça ao kartódromo, repetindo a festa realizada na primeira etapa da temporada.